Dom Sebastião Bandeira Coelho, bispo de Coroatá (MA), foi eleito no final da tarde desta quinta-feira, 09 de maio, o novo presidente do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O episcopado maranhense também escolheu dom Esmeraldo Barreto de Farias, IP, bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Luís (MA), como vice-presidente e dom Frei Rubival Cabral Britto, OFMCap, bispo de Grajaú (MA), como secretário-geral da entidade no estado. A eleição foi realizada durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

Dados biográficos

Dom Sebastião Bandeira Coelho nasceu no município de Riachão (MA), em 31 de janeiro de 1959. Foi ordenado sacerdote aos 29 de julho de 1984, assumindo o cargo paroquial. Estudou Filosofia e Teologia, no Instituto de Ciências Religiosas de Fortaleza. Cursou mestrado em Teologia Dogmática ente os anos de 1997 e 1998, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Dom Sebastião tomou posse do seu ministério, ainda como Bispo Auxiliar de Manaus (AM) com o tema COMMUNIO ET SPES - "Comunhão e Esperança".

No dia 06 de janeiro de 2010, o Papa Bento XVI nomeia Dom Sebastião Bandeira Coelho, Bispo Coadjutor da Diocese de Coroatá (MA). Com a morte do Bispo Dom Reinaldo Pünder, em 16 de janeiro de 2011, o Bispo Coadjutor Dom Sebastião Bandeira é sagrado Bispo para a Diocese de Coroatá.

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, IP (Santo Antônio de Jesus, 4 de julho de 1949) é um bispo católico brasileiro. Foi o quarto bispo de Paulo Afonso e o oitavo bispo de Santarém. Foi arcebispo de Porto Velho, em Rondônia (2012–2015), porém renunciou por motivos de saúde. Atualmente, é bispo titular de Summula e auxiliar da arquidiocese São Luís do Maranhão.

Foi ordenado sacerdote em 9 de janeiro de 1977, na diocese de Amargosa. Em 2000, o papa João Paulo II o nomeou bispo da diocese de Paulo Afonso, na Bahia. Em 28 de fevereiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da diocese de Santarém, deixando a diocese de Paulo Afonso com sede vacante até 12 de março do ano seguinte, quando foi nomeado o bispo Dom Guido Zendron.

Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Em novembro de 2011, foi nomeado arcebispo de Porto Velho.

No dia 18 de março de 2015 o Papa Francisco o nomeia bispo-titular de Summula e Auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Dom Rubival Cabral Britto, nasceu em 21 de julho de 1969, na cidade de Jaguaquara (BA), filho de Rubens Alves Brito (In memoriam) e Maria de Lourdes Cabral Brito. Desde jovem tinha participação ativa na vida da igreja, como conta Zélia Maria de Almeida, que diz que ele “demonstrava grande interesse pelas coisas de Deus”. Em sua Paróquia, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Jequié, desde a juventude atuou na vida pastoral da igreja, participando de grupos como o JUEC, Apostolado da Oração, Pastoral da Criança e também atuou como coroinha, sempre manifestou o desejo de estar perto do Senhor.

Participou de um Encontro Vocacional da Diocese de Jequié em 1997, onde percebeu sua inclinação ao sacerdócio, porém em 1989, ao conhecer os Frades Capuchinhos em Jaguaquara, sentiu-se convidado a ser religioso Capuchinho. Em 1990, na cidade de Alagoinhas (BA), ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e em 1992, fez o ano do noviciado em Esplanada (BA), onde emitiu os primeiros votos de castidade, pobreza e obediência pelas mãos do então Ministro Provincial Frei Carlos Inácio de Souza.

Estudou Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus, período no qual também se dedicou à pastoral vocacional, de modo a ajudar outros jovens a discernirem sua vocação. Na Universidade Católica do Salvador iniciou e concluiu a Teologia, período no qual prestou importantes serviços pastorais à comunidade de Valéria, na capital baiana. Frei Rubival é doutorando em Ciências da Educação através do Instituto Internacional de Educação na Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Federal de Rosário, na Argentina.

Foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro 2000. Na Província exerceu diversos serviços, como Promotor Vocacional Provincial, Secretário Provincial, Ecônomo e Formador, Administrador Paroquial, Definidor Provincial para as Missões, Mestre de Noviços e entre 2007 e 2013, Ministro Provincial. Participou de uma missão em Benin – África. Atualmente trabalha na cidade de Vitória da Conquista, como Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa e é diretor do Colégio Paulo VI.

Foi nomeado bispo da Diocese de Grajaú, no Maranhão, no dia 07 de dezembro de 2016 pelo Papa Francisco.

Com informações do Regional NE V da CNBB.